13/01/2009

TRIBO DE EXPLORADORES



A Tribo de Exploradores e o seu funcionamento

A Tribo de Exploradores organiza-se através de Patrulhas com 4 a 8 elementos, com jovens entre os 14 e os 17 anos.


Na Tribo de Exploradores vais poder desenvolver actividades que te dão gozo, realizar projectos arrojados e outros que podem fazer a diferença na comunidade, para além de te divertires e fazeres amizades que poderão ficar para toda a vida.

Desde o momento da tua entrada vais fazer parte de uma Patrulha, juntamente com mais alguns Exploradores que vão ser os teus companheiros mais próximos, com quem partilharás emoções e desafios, tarefas e responsabilidades, vitórias e derrotas. Em qualquer caso verás que rapidamente vais estar empenhado em fazer da tua Patrulha a melhor.

Na Tribo de Exploradores todos têm os mesmos direitos e deveres, e são convidados a participar e decidir sobre a vida e o funcionamento da Tribo, sempre com o apoio dos dirigentes da Divisão.

Periodicamente realizarás uma grande actividade com toda a Tribo de Exploradores - a Expedição - para a qual contribuirás participando na sua criação e preparação, através de Equipas de Expedição, que poderás também vir a coordenar.

As Tribos de Exploradores, na generalidade fazem actividades semanalmente, encontrando-se na Sede do Grupo, ou fora da Sede para realizar actividades ao ar livre.

Vais ver que vai valer a pena!

TRIBO DE ESCOTEIROS



A Tribo de Escoteiros e o seu funcionamento

Bem vindo à Tribo de Escoteiros.
Esta Divisão é constituída por jovens dos 11 aos 14 anos, que se dividem em Patrulhas que têm de 4 a 8 elementos.



Ao entrares na Tribo passaste também a fazer parte de uma Patrulha, com mais alguns Escoteiros que, daqui a algum tempo vais certamente considerar como teus amigos, porque juntos vão partilhar as tarefas e responsabilidades da Patrulha, vão viver aventuras cheias de emoções e desafios e, acima de tudo, porque todos vão querer que a vossa Patrulha seja a melhor do mundo.

Na Tribo de Escoteiros todos têm os mesmos direitos e deveres e participam nas escolhas e nas decisões sobre a vida e o funcionamento da Tribo, sempre com o apoio dos dirigentes da Divisão, por isso não estranhes quando fores chamado para um Conselho de Tribo e te pedirem a tua opinião sobre como está a funcionar a Tribo. Para além disso, se te escolherem para Guia ou Sub-Guia de Patrulha vais poder participar no Conselho de Guias.

Periodicamente vais fazer uma grande actividade com toda a Tribo de Escoteiros - a Aventura - que tu, através da tua Patrulha, vais ajudar a preparar, depois de, em conjunto com as outras Patrulhas, terem proposto e escolhido qual será essa Aventura.

Para além disso vais participar em grandes jogos e outras actividades de Tribo e até vais poder escolher e preparar, em conjunto com os outros membros da Patrulha, actividades só para a tua Patrulha.

Geralmente, as Tribos de Escoteiros fazem actividades todas as semanas, encontrando-se todos na Sede do Grupo, ou noutro local quando forem actividades fora da Sede.

Vais ver que Aventura não vai faltar!

ALCATEIA





A Alcateia e o seu funcionamento

Bem vindo à Alcateia!
Esta é a Divisão dos mais novos - os Lobitos - que têm entre 7 e 10 anos.



Desde que entraste na Alcateia fazes parte de um Bando. Na Alcateia existem vários Bandos e cada um tem uma cor que o identifica (Branco, Ruivo, Preto, Cinzento e Castanho) e que é uma das cores que o pêlo dos lobos pode ter. Os Lobitos do teu Bando são a tua equipa para os jogos que vais jogar na Alcateia e provavelmente. quando acamparem, vão ficar todos na mesma tenda. Os Velhos Lobos vão escolher entre vós um Guia e um Sub-Guia que vão ter a responsabilidade de "capitanear" o Bando nos jogos e de ajudar a organizar as coisas quando acamparem.

A Alcateia é dirigida pelos Velhos Lobos e especialmente pelo Àquêlá. Eles são mais velhos e experientes e por isso deves prestar muita atenção ao que eles dizem e dar o teu Melhor Possível por fazer aquilo que pedem. No entanto, vais ver que, em muitas situações, especialmente nas Rochas do Conselho, os Velhos Lobos vão pedir a tua opinião e as tuas propostas. Nessas situações não te podes acanhar e quando chegar a tua vez deves dizer sempre a tua opinião!

Periodicamente a Alcateia realiza uma grande actividade - A Caçada - para a qual contribuirás dizendo as tuas ideias e propostas na Rocha do Conselho. É também na Rocha do Conselho que a Alcateia escolhe o tema para a Caçada e para o Trimestre. Deves dar as tuas ideias e depois, com os outros Lobitos, escolher a melhor.