13/01/2009
CLÃ

O Clã e o seu funcionamento
O Clã é a Divisão dos Caminheiros, que são jovens entre os 17 e os 21 anos. O foco desta Divisão é o indivíduo, que se organiza em Equipas temporárias.
No Clã praticamente tudo é organizado pelos próprios Caminheiros, e sempre que possível em Equipa.
Com os outros Caminheiros partilharás ideias para Empreendimentos variados onde o limite será a tua imaginação e a tua capacidade de realização.
Após o período de idealização individual dos Empreendimentos, as ideias são apresentadas em Conselho de Clã, onde, ao serem escolhidos os Empreendimentos que vão ser realizados nas férias escolares, são constituídas as Equipas que os irão realizar. Tudo isto é feito juntando os Caminheiros em função dos Empreendimentos que eles próprios escolheram.
Em situações especiais poderão também ser realizados Empreendimentos de Clã, que envolvem uma ou mais Equipas na sua preparação e ainda Empreendimentos individuais onde apenas um dos Caminheiros do Clã participa.
Como as Equipas são temporárias e em cada trimestre extinguem-se umas e constituem-se outras com membros diferentes, terás a oportunidade de trabalhar de forma próxima com diferentes membros do teu Clã e com outra pessoas, realizando actividades escolhidas por ti e que, por isso, constituirão certamente desafios apelativos.
Para além da escolha dos Empreendimentos, poderás participar na gestão do Clã através da Equipa Executiva, que em parceria com a Chefia de Clã tem a seu cargo esta tarefa, onde cada membro é chamado a definir e implementar, para a sua área de responsabilidade, o rumo a seguir e as melhorias a adoptar.
TRIBO DE EXPLORADORES

A Tribo de Exploradores e o seu funcionamento
A Tribo de Exploradores organiza-se através de Patrulhas com 4 a 8 elementos, com jovens entre os 14 e os 17 anos.
Na Tribo de Exploradores vais poder desenvolver actividades que te dão gozo, realizar projectos arrojados e outros que podem fazer a diferença na comunidade, para além de te divertires e fazeres amizades que poderão ficar para toda a vida.
Desde o momento da tua entrada vais fazer parte de uma Patrulha, juntamente com mais alguns Exploradores que vão ser os teus companheiros mais próximos, com quem partilharás emoções e desafios, tarefas e responsabilidades, vitórias e derrotas. Em qualquer caso verás que rapidamente vais estar empenhado em fazer da tua Patrulha a melhor.
Na Tribo de Exploradores todos têm os mesmos direitos e deveres, e são convidados a participar e decidir sobre a vida e o funcionamento da Tribo, sempre com o apoio dos dirigentes da Divisão.
Periodicamente realizarás uma grande actividade com toda a Tribo de Exploradores - a Expedição - para a qual contribuirás participando na sua criação e preparação, através de Equipas de Expedição, que poderás também vir a coordenar.
As Tribos de Exploradores, na generalidade fazem actividades semanalmente, encontrando-se na Sede do Grupo, ou fora da Sede para realizar actividades ao ar livre.
Vais ver que vai valer a pena!
Subscrever:
Mensagens (Atom)